Header Ads

O que é preciso para ser Umbandista?

Outro dia indaguei a cerca da religião: O que é preciso para uma pessoa ser Umbandista? Essa não parecia ser uma pergunta fácil de se responder, visto que cada terreiro de Umbanda possui uma doutrina diferente e que cada um dos médiuns que frequentam esses terreiros possuem motivações diferentes para fazer parte da religião.

Nesse primeiro momento de meus devaneios, posso afirmar com convicção que não é o terreiro que faz você ser Umbandista, caso contrário, apenas os médiuns do terreio X assim o seriam.

Acabei por complicando ainda mais a dúvida: a assistência do terreiro, os consulentes, também são Umbandistas? Eles não fazem parte de um corpo mediúnico, mas veem a Umbanda como sua religião, pelo menos a recorrem nos momentos de dificuldade.

Se baseando no fato da assistência ser considerada Umbandista, então podemos afirmar que ser médium de gira, não faz de você um Umbandista, se fosse como tal, a assistência e os frequentadores como um todo não o seriam. Então posso afirmar que:

Ser médium de gira, independente do grau de mediunidade e cargo dentro do terreiro, não faz a pessoa ser Umbandista.

Agora me pergunto, será que todos os consulente são Umbandistas? Será que todos as pessoas que compõem o corpo mediúnico são Umbandistas? Será que todo terreiro dito de Umbanda, é Umbandista? Será que eu, mesmo afirmando, sou Umbandista?


Veja bem...

Não é porque um terreiro ostenta a placa de Umbanda, que ele realmente é. Um terreiro de Umbanda de verdade não cobra consulta, não derrama sangue, presa pela vida e faz a caridade. Há muitos terreiros por ai dizendo ser de Umbanda, só que na verdade é um "samba do crioulo doido" e esses são os principais responsáveis pela difamação da nossa religião.

Mas um terreiro não tem vida própria. Ele não é um ser vivo. Um terreiro é composto por um corpo mediúnico e esse é dirigido por um Sacerdote ou Babalorixá, também conhecido como Pai de Santo. Se um terreiro de Umbanda não está dentro dos conformes para ser chamado como tal, a culpa é do dirigente e de todos aqueles que consentem com suas práticas. Se um terreiro não pode ser chamado de terreiro de Umbanda, seu corpo mediúnico também não pode ser chamado de Umbandista.


Afinal, o que é ser Umbandista

Acabei descobrindo que para ser Umbandista não é preciso fazer parte de um corpo mediúnico, não é preciso ser médium de gira, não é preciso, sequer, frequentar um terreiro. Se você acha que é Umbandista por qualquer um dos motivos citados acima, reveja seus conceitos.

Ser Umbandista é amar ao próximo, é ser caridoso, é saber perdoar, é respeitar a vida e a natureza. Ser Umbandista é seguir os mandamentos de Deus. Ser da Umbanda é mais do que ser da religião, é mais do que incorporar e mais do que ir em um terreiro, ser da Umbanda é viver uma filosofia de vida que coloca o amor ao próximo acima de qualquer coisa.

Eu sei que eu não sou Umbandista cem porcento do tempo, pois reconheço minhas falhas, possuo os meus erros e luto para melhorar. Entretanto, saber se é ou não um Umbandista, vai de cada pessoa analisar o seu intimo e se fazer a pergunta: eu sou, realmente, Umbandista?

Axé.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.