O que é ser caridoso?
Ser caridoso, ou seja, praticar a caridade, não é ser solidário. Há uma diferença enorme. Geralmente a pessoa caridosa pratica a solidariedade, mas nem sempre a pessoa solidária pratica a caridade.
A caridade é amar, não importa quem e não importa aonde. Sentir amor pelos amigos e pelos inimigos, sentir amor pelos seres vivos, amar a criação divina como um todo. Não é fácil ser caridoso.
A caridade nos faz amar. Mesmo se a pessoa estiver errada, mesmo se a pessoa não aparenta merecer, a caridade nos faz amar a todos sem exceção, amar ao rico e ao pobre, ao feio e ao bonito, ao bom e ao maldoso, ao certo e ao errado.
Quando amamos alguém na caridade, nós nos importamos com aquela pessoa, com sua situação e queremos vê-la bem, nessa hora que o caridoso acaba por praticar a solidariedade, se tiver condições para tal.
Já a pessoa solidária não precisa obrigatoriamente amar a todos para praticar a solidariedade. Muitas vezes a pessoa ajuda aos necessitados por uma obrigação mental de que só assim estará sendo bom diante os olhos de Deus. Mas se não sentir amor por seus semelhantes, não estará agindo conforme a vontade de Deus, mesmo se doar todos os seus bens, sem amor pelo próximo, estará sendo em vão.
A fingida caridade do rico não passa, da sua parte, de mais um luxo; ele alimenta os pobres como cães e cavalos. — Jean Jacques Rousseau - Poinçot, 1793
Podemos dizer que a caridade não precisa da solidariedade, ois amar ao próximo já é um ato caridoso e se a pessoa tiver condições, ela fará a solidariedade. Entretanto, a pessoa solidária, se não tiver caridade, estará fazendo um ato em vão, pois não possui o amor em suas ações.
Ser caridoso é olhar o mundo com os olhos do amor, amar a todas as criaturas, sem exceção. Mas lembre-se que amar não é partilhar do errado. Por exemplo, é preciso amar os criminosos, pois são seres humanos e merecem a compaixão, contudo, não compartilhe de seus atos.
Diz o dito popular: quando a pessoa está errada, é quando ela mais precisa de amor. Amar uma pessoa é querer que ela tenha uma vida plena, rezar por uma pessoa que esteja errada em seus atos, desejando que ela mude, é um ato de A M O R.
Não é fácil ser caridoso, muitas vezes iremos acabar por não ser, mas é preciso reconhecer os erros, pedir perdão e começar de novo. Seja caridoso, sempre. O mundo agradece.
Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e compartilhar esse texto.
Axé.
Post a Comment